Postagens populares

domingo, 3 de julho de 2011

A importância dos exercícios físicos para a saúde

Exercícios aeróbicos:

Um dos fatores mais devastadores e característicos do envelhecimento é a tendência a doenças cardiovasculares. As atividades aeróbicas, tais como, andar (caminhada), nadar e fazer hidroginástica, são excelentes para o coração, pois aumentam o consumo de oxigênio e diminuem muito o risco de doenças cardiovasculares. Portanto, são excelentes contra este tipo de resultado do envelhecimento. A natação é uma excelente opção para quem tem problemas de articulação, pois amortece os impactos. Os exercícios aeróbicos são reconhecidos por melhorar o metabolismo da glicose e a ação da insulina (a atividade física regular promove o aumento da GLUT 4 na membrana das fibras musculares, facilitando o transporte de glicose para dentro da célula, diminuindo a glicemia e prevenindo o diabetes), além de serem eficazes no controle do peso e da composição corporal.
Evidências científicas apóiam a idéia de que indivíduos com uma boa capacidade aeróbica apresentam menos riscos de doença coronariana, derrame, vários tipos de câncer, diabetes, pressão alta, obesidade, osteoporose, depressão e ansiedade. Essas doenças possuem um alto grau de incidência entre pessoas com idade avançada. Por isso, as atividades aeróbicas são tão importantes contra esses fatores comuns ao envelhecimento.

Exercícios anaeróbicos:

A partir dos 40 anos, quem não pratica atividades físicas regularmente perde gradativamente massa muscular, força e flexibilidade. Os exercícios anaeróbicos, principalmente a musculação, são muito importantes contra a ação do envelhecimento, pois ajudam na ação contra doenças como osteoporose e artrose. Essas doenças enfraquecem os ossos e articulações, respectivamente. Os exercícios anaeróbicos são importantes para fortalecer as articulações e os ossos, retardando a ação do envelhecimento. A musculação tem a propriedade de tornar o coração mais saudável. Antes se imaginava que apenas as atividades aeróbicas eram boas para a saúde do coração. Essa teoria agora mudou, pois a musculação treina o coração para esforços intensos. Um dos fatores do envelhecimento é o aumento da freqüência cardíaca e da pressão arterial quando fazemos qualquer tipo de esforço. Quando a pessoa fortalece os músculos, a freqüência cardíaca e a pressão arterial aumentam menos quando ela faz esforço.

Exercícios físicos são excelentes também para combater o estresse, a depressão, a ansiedade e para proteger o seu sistema imunológico. Esses fatores acabam gerando maior disposição e, conseqüentemente, uma maior expectativa de vida.


Bibliografia:

http://www.clinicaminuzzi.com.br/site/image/tratamentos/9_somatopausa.jpg
http://www.corpoperfeito.com.br/ce/anti_envelhecimento
Bioquimica Basica; Anita Marzzoco e Bayardo Baptista Torres; Segunda ediçao; Pagina 273

Nenhum comentário: