Postagens populares

terça-feira, 19 de julho de 2011

Vitamina A: a escolha essencial para a saúde dos olhos

 
Considerada uma das mais importantes para a saúde, a vitamina A atua no sistema de defesa e de desenvolvimento do organismo e é o principal responsável pela proteção da córnea.
A hipovitaminose, causada pela deficiência dessa vitamina no organismo, pode alterar a visão, causando cegueira e, até mesmo, infecções. Os principais sintomas da doença são: cegueira noturna e manchas esbranquiçadas, conhecidas como manchas de Bitot. Se os sintomas persistirem e o tratamento não tiver começado, podem causar feridas nos olhos, formando cicatrizes e até mesmo cegueira definitiva e irreversível.
“Para evitar, basta ingerir diferentes alimentos de origem animal como leite, ovos, carne e peixe, que contêm vitamina A. Já a pró-vitamina A pode ser encontrada em vegetais folhosos verdes-escuros como espinafre, couve, brócolis, e em legumes amarelos como abóbora e cenoura, e em sementes oleaginosas como nozes, amêndoa, linhaça, entre outros”, afirma Gabriela Marcelino, nutricionista responsável da empresa Congelados da Sônia.
fonte - Portal Fator Brasil

Nenhum comentário: